Enem nota 1000: Qual o melhor maneira de estudar matemática? Confira algumas dicas.

E ai? Já está habilitado para fazer a prova de matemática do Enem que acontecerá dia 12 de novembro?


Angústia de diversos candidatos na hora da prova, a Matemática costuma ser a agonia número 1 de quem está se preparando para o Enem. Professores dizem que não há um único meio para estudar a matéria, contudo é possível acrescentar algumas técnicas e criar um planejamento que funcione para você e seu ritmo.

Nesta versão do exame, as 45 questões de Matemática serão aplicadas no dia 12 de novembro, no segundo domingo de provas. Nessa reta final, vale inclusive ficar atento nos conteúdos que costumam aparecer nas provas com constância.

Confira algumas dicas para arrasar na prova de matemática do Enem:


1 - Dispense a calculadora na realização das questões do ENEM.


Comece a se adaptar e executar todos os cálculos de cabeça, desde os mais básicos. Dessa maneira, você treina sua mente para que ela reaja mais depressa no momento da prova. Ao longo do exame, faça as contas com lápis, de maneira organizada, para não se confundir.

2 - Conheça as operações matemáticas e regras básicas.


Procure conhecer bem as quatro operações matemáticas (adição, subtração, divisão e multiplicação), características das figuras geométricas, conceito de percentagem, gráficos de muitas funções e demais tópicos mais básicos. Saber claramente os conteúdos de base ajudará você a solucionar distintas questões da prova de Matemática. Em alguns casos, elas são capazes de misturar mais de um assunto, e você deverá aplicar mais de um deles para conseguir uma resposta.

3 - Revise a teoria matemática para obter êxito nas questões do ENEM.


Muita gente acha que Matemática se trata de decoreba, porém é justamente o contrário. Para assimilar o assunto, é fundamental considerar o que está por trás dos cálculos. Leia novamente o conceito-chave da teoria, revise seu caderno, veja vídeo-aulas ou tire dúvidas com seu educador, o professor. Se quiser, faça resumos com os tópicos mais essenciais de cada conteúdo.

4 - Resolva atividades matemáticas na prática rotineiramente.



Ao realizar os exercícios, você pode adaptar na execução o que aprendeu na teoria. E além disso é a hora de identificar em quais conteúdos você possui maior dificuldade. Quando você sentir que as questões vão ficando menos difíceis, procure elevar os desafios. Vale inclusive realizar as questões de provas anteriores do ENEM para compreender como é a dinâmica da prova.

5 - Organize seu material de estudo.


Estudar Matemática necessita de concentração, acima de tudo no momento em que você está resolvendo os exercícios. Para não gastar tempo com distrações, mantenha seu material constantemente ajeitado, com no mínimo uma agradável apostila ou livro teórico para retirar dúvidas, um bloco com folhas de rascunho, lápis, borracha e mais produtos que achar preciso.

6 - Treine interpretação de texto para resolução de problemas matemáticos.


Inclusive na prova de Matemática, as questões do Enem são conhecidas por exigirem uma assimilação do texto para serem resolvidas. O enunciado inclusive pode ter uma ou outra pegadinha que pode modificar a forma de desvendar os problemas. Para exercitar essa aptidão, leia com cuidado os enunciados de questões anteriores do Enem e teste se você compreendeu a proposta apresentada.

7 - Fique atento nos temas clássicos que aparecem nas questões do ENEM.




Alguns conteúdos costumam aparecer nas questões da prova de Matemática com mais frequência.

Os principais são:


  • Funções de 1º e 2º graus: são capazes de aparecer no formato de gráficos a serem interpretados; frequentemente, a questão sugere uma situação no qual será preciso utilizar a função para resolvê-la;
  • Porcentagem e juros: são capazes de vir associadas a questões de matemática financeira; nesse caso, é fundamental conhecer bem o conceito de percentagem;
  • Geometria plana e espacial: o candidato precisa conhecer sistemas de unidades de medidas, ângulos, triângulos, relações métricas nos triângulos, áreas e volumes.
  • Análise combinatória, estatística e probabilidade: o candidato precisa domar as técnicas de contagem e trabalhar os cálculos de probabilidade.
  • Conceitos básicos de álgebra linear: sistemas de equações, retas e circunferências.

8 - Invista também nos estudos pela internet.


Você pode e precisa aperfeiçoar os conteúdos do Enem, não apenas os de Matemática, em aulas presenciais, grupos de estudo, assim como também por intermédio da Internet. Realize simulados para o ENEM pela internet e teste seus conhecimentos.

Boa Prova!

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Enem nota 1000: Qual o melhor maneira de estudar matemática? Confira algumas dicas. Revisada por Rodrigo Faria Empreendedor Digital Expert em outubro 18, 2017 Avaliação: 5
Todos os direitos reservados NEWS 🔔 © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.