→ ENEM → Confira 10 DICAS para SE DAR BEM na PROVA DE REDAÇÃO

Exame do ENEM acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro; mais de 6,1 milhões de candidatos já se inscreveram.


Considerada pelos candidatos o bicho-papão, a redação do ENEM é uma fundamental etapa do exame e possui peso expressivo na nota final. Porém, será que é tão complicado dessa maneira encarar a folha em branco? Uma questão é certa: é o momento de colocar os neurônios para ter êxito e criar um conteúdo evidente e coerente, que faça sentido para o avaliador que o corrige.

Neste ano de 2017, a prova de redação será aplicada no dia 5 de novembro, primeiro domingo de provas. Até lá, os candidatos ainda são capazes de desenvolver suas aptidões na escrita.

Como mandar bem na redação do Enem? Confira 10 dicas:


1 - Leia com atenção a proposta da avaliação sugerida na prova.


Você precisa se assegurar que captou qual é a proposta apresentada. Leia mais de uma vez, constantemente. É na segunda ou terceira análise da prova que você poderá absorver todos os pontos solicitados. Posteriormente, questione a si próprio: entendi o tema apresentado? Qual a melhor forma de atender ao que está sendo sugerido?

2 - Faça uma elaboração planejada do seu texto.


Após compreender o tema apresentado, comece a juntar todos os seus pensamentos sobre o assunto. Como o texto é dissertativo-argumentativo, você terá que adotar um ponto de vista sobre o assunto proposto. Pense inclusive no seu conhecimento: que dados você sabe e o que pode usar para fundamentar seus argumentos.

3 - Utilize o rascunho da prova do ENEM para treinar.



O rascunho na prova do Enem é uma forma de ajustar suas ideias e vê-las dispostas no papel. Alguns candidatos ficam com cisma de escrever no rascunho e, consequentemente, acabam ficando sem tempo de passar o texto a limpo no papel de avaliação. Entretanto, isso pode talvez ser arrumado com um pouco de controle dos minutos. Vale exercitar em casa, com colegas. Dessa maneira você terá uma ideia do tempo que leva para escrever a sua redação.

4 - Apresente suas convicções.


Na abertura da redação (introdução), procure entregar o tema proposto de maneira direta, sem muita enrolação. Logo após, exponha seu ponto de vista sobre o assunto abordado. Isto vai favorecer a apresentação da sua linha de raciocínio. Nessa hora, evite explicações ou buscar esclarecer o porquê das suas posições. Este será o recheio do seu texto.

5 - Defenda seus pontos de vista apresentados na redação.



O desenvolvimento é a mais importante parte do texto, no qual você vai entregar os argumentos que justificam as ideias colocadas na introdução da redação. Nessa hora é fundamental acrescentar os dados e informações que você conhece e evidenciá-los a fim de defender seu ponto de vista. Uma ótima orientação é acrescentar, no mínimo, 3 argumentos e separá-los em 3 parágrafos diferentes.

6 - Dê um encerramento para o texto.


Alguns estudantes ficam um tanto perdidos na momento da conclusão e acabam sem finalizar o texto. Não tem mistério algum: retome as ideias expostas na abertura, ou seja, na introdução e cite os principais argumentos, de maneira bem sucinta. No Enem, há uma peculiaridade. Frequentemente, é pedido ao candidato que proponha uma solução para os problemas apresentados, a proposta de intervenção. Isto inclusive precisa estar na conclusão.

7 - Revise o que escreveu (Confira mais de 1 vez).


Antes de transcrever o texto a limpo na folha definitiva de redação, separe no mínimo uns 10 minutos para revisá-lo. Faça isto por etapas: primeiro, confira a estrutura total que você escreveu: há uma introdução? Seus ideais estão claros? Os argumentos desenvolvidos levam à conclusão? Em seguida, cheque a grafia, concordância e transitividade dos verbos. Se estiver indeciso sobre um termo, troque por outra palavra.

8 – Erros que são capazes de cancelar sua prova do ENEM (Não Faça Isso!).



Quando você escreve, é comum que mergulhe no assunto, o que pode encaminhar a algumas imprecisões no seu texto. Por causa disso, ao finalizar a redação, verifique se não cometeu nenhum deslize que possa eliminar sua prova do Enem. Fugir do tema estabelecido é um deles. Se o que você escreveu não tiver sentido nenhum com o assunto mostrado no enunciado, é possível que sua prova seja zerada. Outro erro comum é não realizar uma dissertação argumentativa. Você precisa entregar visivelmente de forma clara suas ideias e as causas pelos quais as abraça.

9 – Nada de Cópias! (Plágio é Proibido).


Copiar textos da proposta de redação será um erro gravíssimo . Além do mais, se sua redação tiver somente sete linhas, será considerada insatisfatória.

10 – Fique ligado na folha de avaliação da prova do Enem 2017.


Por último, tenha atenção ao transferir seu texto de rascunho para a folha definitiva do ENEM. Ele apenas será corrigido se estiver redigido no documento de avaliação. Respeite o limite de linhas da folha e não coloque informações fora da área de correção.

Treinamento para outros vestibulares.


A redação do Enem é uma chance de você exercitar suas aptidões para outras provas de vestibulares. Afinal de contas, o Enem é apenas uma das formas de entrar na faculdade. Quem pretende entrar em alguma instituição de ensino, porém não possui condições de custear um curso de graduação, não precisa abandonar a carreira desejada! Hoje há muitos caminhos para cobrir os gastos das mensalidades.

O Educa Mais Brasil, a título de exemplo, é um programa privativo que concede bolsas educacionais de até 70%. O procedimento é muito simples: basta entrar no site www.educamaisbrasil.com.br, se registrar e selecionar um curso e a disciplina de interesse. São mais de 18 mil instituições de ensino parceiras.

Boa Prova! Capriche na Redação!

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

→ ENEM → Confira 10 DICAS para SE DAR BEM na PROVA DE REDAÇÃO Revisada por Rodrigo Faria Empreendedor Digital Expert em outubro 23, 2017 Avaliação: 5
Todos os direitos reservados NEWS 🔔 © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.