7 Motivos que te farão ZERAR o ENEM 2017

A prova de redação do Enem é decisiva, por causa disso, é fundamental prestar atenção em alguns itens que são capazes de fazer com que ela seja anulada.


A redação do Enem é uma ocasião única onde o participante possui a chance de mostrar o que pensa e como pensa, dessa forma, precisa ser bem aproveitado. Lamentavelmente, o que deveria ser um momento sossegado para os estudantes, torna-se uma grande dificuldade. A maior parte dos candidatos preocupa-se com o que criar para conseguir a nota máxima no Enem, porém, às vezes, não se preocupa com o que não pode ser feito, quer dizer, o que pode zerar a redação do Enem.

A seguir, serão apresentados alguns ERROS que irão anular sua redação do Enem. Fique ligado:


1 - Não fuja do tema proposto!


O tema da redação do Enem precisa ter relação com os textos motivadores, por isso, é fundamental selecionar as informações, relacioná-las aos conceitos aprendidos no decorrer da sua vida (na escola e fora dela), além de buscar assimilar aquilo que, ainda que não apareça explicitamente, é fundamental para a compreensão dos textos. Apenas depois de cumprir esses passos, o candidato começa a escrever, desta maneira, no momento em que o indivíduo foge ao tema proposto, a redação é anulada, já que a assimilação da proposta de redação é uma das competências exigidas pelo Enem.

2 - Não atendimento à estrutura do texto dissertativo-argumentativo.


O texto tem que ser escrito em prosa, isto é, nele haverá linhas contínuas e parágrafos, além disso, deverá acatar à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, então, o participante não poderá criar um poema, nem um texto narrativo, ou qualquer outra categoria textual que não seja o deliberado, caso essa orientação seja ignorada, a redação será anulada.

Para não ter risco de errar, tenha em mente que no texto dissertativo-argumentativo uma tese (opinião) precisará ser apresentada sobre o assunto determinado, os argumentos precisam ser contundentes, uma vez que precisam certificar ou refutar a opinião apresentada, e ainda precisam estruturar-se de forma coerente (usando bem os elementos de ligação) e compreensível (ideias que sejam relacionadas logicamente), respeitando continuamente a norma culta (padrão) da Língua Portuguesa. Por fim, indispensavelmente, precisa ter a construção de propostas que objetivam resolver as adversidades apresentadas, sem que os direitos humanos sejam desrespeitados.

3 - Deixar em Branco a Redação em branco.



Se o propósito da prova é saber o nível linguístico do candidato, se ele não produz, não pode alcançar nota.

4 - Texto insuficiente na redação.


O candidato que entregar um texto abaixo de de sete linhas terá sua redação anulada, uma vez que não cumpriu o mínimo de linhas exigidas. Demonstrando, entre outros elementos, dificuldade de “pensar por escrito”, quesito básico desejado pelas universidades.

5 - Textos que contenham na redação palavrões, desenhos etc.


A redação do Enem não pode ter nenhuma característica de identificação visual, então, qualquer imagem ou desenho, por menor que possa ser, anulará a prova. Isto do mesmo modo ocorrerá se houver ofensa a alguma pessoa (impropérios).

6 РProibido desrespeitar os direitos humanos na reda̤̣o do ENEM.




A Prova do ENEM procura estimular o pensamento crítico e a autossuficiência mental, porém, a análise critica precisa ser realizada respeitando a identidade de cada um e as diferenças entre raças, sexos, cultura, etc. Em consequência disso, o desrespeito aos direitos humanos é penalizado com o anulamento da redação. É fundamental compreender que a pessoa tem direitos e deveres e isto precisa ser ponderado de maneira igualitária, então: respeito sempre.

7 - Parte do texto desconectada com o tema proposto na redação.


Este quesito de anulação foi determinado para evitar que candidatos desrespeitem o exame, colocando no meio das redações textos que não tenham nenhuma relação com o assunto ou com a tipologia textual, como receitas de macarrão, hinos de futebol, biografias, etc.

Atenção:


É proibido realizar cópia dos textos mostrados na prova. Caso um candidato faça isto, as linhas onde ela realizou serão desconsideradas.


Na hora da prova de redação, além de prestar atenção com as especificações que são capazes de anulá-la, atente, da mesma forma, para aquelas que podem encaminhar o seu texto a adquirir nota máxima, como:

  • Assimilação da proposta de redação;
  • Respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  • Apresentação de fatos e considerações relacionadas ao texto;
  • Defesa de um ponto de vista;
  • Conformidade do texto à norma padrão;
  • Construção de propostas de intervenção.

Boa Sorte!

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

7 Motivos que te farão ZERAR o ENEM 2017 Revisada por Rodrigo Faria Empreendedor Digital Expert em outubro 14, 2017 Avaliação: 5
Todos os direitos reservados NEWS 🔔 © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.